PANORAMA BRASIL-PORTUGAL EM MOVIMENTO

Panorama Brasil em Movimento

Panorama Brasil-Portugal em Movimento

sexta-feira, 19 de março de 2010

Panorama Brasil em Movimento - Frankfurt 2010

















O “MARACATU DE BAQUE SOLTO” DO MESTRE BIA
DESEMBARCA NA ALEMANHA EM ABRIL DE 2010, NO PRIMEIRO EVENTO DO CALENDÁRIO DO PANORAMA BRASIL EM MOVIMENTO- PBM, DO ANO!

Iniciando as suas atividades, nacionais e internacionais, o PBN integra apartir de agora outras manifestações culturais e artistas brasileiros, e, se consolida enquanto “institucional Road show Cult” contemporâneo a serviço da educação, direitos humanos do cidadão e novas tecnologias.

O Maracatu é uma das expressões culturais mais autênticas brasileiras. Manifestação folclórica originária do estado de Pernambuco, característica do meio rural, tem por ponto alto a evolução dos chamados “caboclos de lança”. Dentre os tipos mais conhecidos está o “Maracatu de Baque Solto” da região do agreste pernambucano, da cidade de Carpina onde é seu mantenedor o Mestre Carpina, e, que o PBM levará para Frankfurt na Alemanha, segunda edição, em conjunto com outras apresentações. Entender desta manifestação é entender um pouco mais desse imenso país, próspero em hospitalidade e arte popular.

A história do Maracatu tem início quando escravos foram introduzidos no Brasil. Vindos do continente africano que aqui chegavam e após uma breve organização, escolhiam e elegiam dentre eles os seus líderes locais e aqueles que seriam coroados como seus reis e, portanto, fundando verdadeiras nações. Curioso observar que essas pessoas foram igualmente escravos trazidos ao país. Nessas cerimônias, onde procuravam manter a sua identidade e a unidade do povo e da terra natal, havia a coroação do rei, da rainha e de toda uma corte. O ritual incluía, ainda, uma visita aos portugueses e à igreja católica local. Assim, preservavam por questões diplomáticas e necessidades de convivência, uma relação de respeito com brancos. As estruturas destas cortes nos “maracatus nação” são as mesmas das cortes europeias, com princesas, príncipes e toda a hierarquia da nobreza. E com essas incorporações toda sorte de modismos, da época, que enriqueceram enormemente o ritual, com roupas vistosas tipicamente europeias, grandes protetores de sol para o rei e rainha, por exemplo, integrados harmonicamente com entidades religiosas vindas da África e a agregação da presença indígena brasileira. E toda essa miscelânea estética encontrou o seu apropriado aconchego no Maracatu. Rico, colorido e cheio de esplendor. Este é assim o seu visual no qual cada personagem tem o seu significado. As damas do paço que carregam as calungas, que são bonecas representativas dos antepassados da nação. Os caboclos de lança que representam os guerreiros que protegem a nação, com muitas das suas danças que são formadas por movimentos de combate. As baianas fazem referencia aos orixás africanos e a tudo isso foi se somando a influência portuguesa de um modo vigoroso, sem esquecer os índios. Os cantores, ou mestres, junto com o batuque, acompanham todas as evoluções, entoando cânticos e louvores às nações negras da África. Curioso observar que estes não dançam, pois quem dança não canta e quem canta não dança!
Os rituais africanos assumiram uma importância muito grande no folclore brasileiro, o Maracatu faz parte dos pilares dos mestres antepassados. A beleza do Maracatu tem muita semelhança com toda a beleza do carnaval, das fantasias e coloridos exagerados, o brilho das cores e todo o requebrar vivaz das danças praticadas em Pernambuco, terra de um carnaval cultural, rico, tradicional e distinto de outras regiões do Brasil.

O Panorama Brasil em Movimento - Multiculturalismo e Brasilidade é um conjunto de eventos sem fins lucrativos realizado com patrocínio, apoio e parceria de instituições, entidades, profissionais e executivos de mercado e, principalmente, artistas e intelectuais, acontecerá em abril de 2010, em Frankfurt na Alemanha, de 29/05/2010 à 05/05/2010 com extensa programação entre apresentação de filmes, palestras e debates, exposição e instalações de artes plásticas e artes visuais, lançamento de livros e atividades de entretenimento. Contará com a participação de artistas e acadêmicos e radicados no continente europeu e brasileiro. São curadores do evento: Rosana Martina, doutora, pesquisadora investigativa da USP e .investigadora e pósdoutoranda da Universidade Nova de Lisboa, Portugal, Maria Goreti Pedroso (BR-SP), mestre e doutoranda em Comunicação pela ECA/USP, coordenadora do curso de pós graduação em Cinema da FEBASP, Anna Guerra (BR-SP), arquiteta, artista plástica, owner da Galeria3058A na cidade de São Paulo, recentemente expos no Louvre em Paris, França.

Contatos com a imprensa com Inforpress Assessoria de Comunicação,
com Cristina Rocha o Chico Fialho, imprensa@inforpress.com.br, (5511)3064-2188.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário