PANORAMA BRASIL-PORTUGAL EM MOVIMENTO

Panorama Brasil em Movimento

Panorama Brasil-Portugal em Movimento

sábado, 2 de outubro de 2010

II Seminário Internacional Luso-Brasileiro









PANORAMA BRASIL-PORTUGAL EM MOVIMENTO

Novembro-Dezembro 2010

II Seminário Internacional Luso-Brasileiro
Media, Arte e Tecnologia









PROGRAMAÇÃO CULTURAL
20 de novembro
Local: 17h
Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro
Antigo Solar da Nora
Estrada de Telheiras, nº 146 (metro Telheiras)

Apresentação Hip-Hop de Batom e convidados

Curadoria Artística: Ana Rita Chaves

O Hip Hop de Batom é um projecto da Associação Dialogo e Ação, que também é representante oficial da Zulu Nation em Portugal e da casa do Hip Hop do Brasil. O grupo Hip Hop de Batom é um grupo de mulheres de vários bairros da periferia de Lisboa que lutam contra a discriminação da mulher, violência doméstica entre outras problemáticas. Que afectam a mulher na sociedade de hoje. Buscando por uma igualdade unânime e justa.
Este projeto foi patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian e tem 16 temas cantados em Português, crioulo, francês, espanhol. A coletânea sai em Junho e as jovens do projeto farão seu lançamento na Fundação Calouste Gulbenkian e para além disto já estão com a agenda bem recheada de convites. Já tiveram o privilegio de cantarem por duas vezes na FNACc do Chiado, no dia 8 de Março (dia internacional das mulheres) no Rossio, na Praça de Camões no dia do trabalhador, abriram o show do grupo brasileiro Racionais MC´s no Armazém F em Portugal.



19 de novembro

Cinema Periférico Brasil
19h
Casa do Brasil
Rua Luz Soriano, 42, no Bairro Alto em Lisboa

RAP DE SAIA















Título: Rap de Saia
Duração: 18’46’’

Sinopse
O Rap de Saia é um documentário que relata, através das vozes e rimas das próprias protagonistas, parte da trajetória histórica do Rap Feminino no Estado do Rio de Janeiro. Além da trajetória histórica, o Rap de Saia trás um apanhado de temas que nos leva a reflexão sobre a mulher na sociedade atual.

Dirigido pela rapper ‘Re. Fem.’, o documentário ‘Rap de Saia’, com 18 min de duração, visibiliza a história e a participação das mulheres no hip-hop carioca, visando alcançar não apenas o entendimento dos hip-hoppers, mas também atrair toda a sociedade para uma discussão ainda travada concernente a ‘Direitos Iguais’. E para que tais objetivos sejam alcançados, o documentário corre as salas de aulas, salas de cinema, festivais do Brasil e outros países como: Estados Unidos, Alemanha, França, Itália e Suécia, Visibilizando o Hip Hop feminino carioca.

Equipe:
Direção: Janaina Oliveira (Re.Fem.)
Assis. Direção: Chistiane Andrade (Queen)
Roteiro:. Janaina Oliveira (Re.Fem.)
Fotografia: Léo Ribeiro, Leandro Monteiro, Janaina Oliveira (Re.Fem.)
Técnico de som e edição: Michel Messer
Música Original: DJs Scooby/RJ, Raffa/DF, Negrito/SP, Vísio/RJ e o produtor musical Fernando Ávila.

Personagens: As rappers - Paula Diva, Edd Wheller e Raquel Rosa ( Ex. Damas do Rap), Michelle Ivana (Olho Negro), Dhéia, Re. Fem, Lu Rap, Mary, JC (Fúria Brasileira), Lisa (Ultimato à Salvação), Nany (Geração Consciente), Vitória (VB), Queen (Oeste Selvagem), Flávia e Fabiana (NegreSoul), Combatentte, Aline Santos, Kamila, Hannah Lima, Luana Del stayle (Anfetaminas), Jamille e Mary Juana (Negativas), Márcia 2PAC, Negra Rô, Afro Dih, Joy-C, Maninha e as mães – Silvia, Preta G e Leninha’.

Rap de Saia no You Tube
Trailler - http://www.youtube.com/watch?v=p_r5Fihzz6A

http://www.myspace.com/rapdesaia

Mães do Hip Hop









Maio de 2009
Duração: 26 min.

Sinopse:
O Documentário traça o perfil de cinco MCs de Morro Agudo (Léo da XIII, Átomo, Kall, Lisa e Dudu de Morro Agudo), a partir da ótica de suas mães faz uma panorâmica social do bairro e da transformação que a cultura Hip Hop fez na vida desses jovens.

Ficha técnica:
Direção: Dudu de Morro Agudo e Janaina Oliveira (Re.Fem.)
Roteiro: Janaina Oliveira (Re.Fem.) e Dudu de Morro Agudo
Fotografia: Bruno Thomassin e Luiz Carlos Dumontt
Som direto: Luiz Felipe Ferreira
Montagem: Bruno Thomassin
Produção: Luiz Carlos Dumontt, Lisa Castro e Cacau Amaral, Bruno Thomassin, Janaina Oliveira (Re.Fem.), Dudu de Morro Agudo, Erick Marley, Flavia Ferreira, Luiz Felipe Ferreira e Jane Thomassim.

Trilha sonora:
Pelos Meus Filhos – Re.Fem.
Sem Refrão – Fator baixada
Rap de Saia – Coletivo Rap de Saia
Sacolinha – Dudu de Morro Agudo
Sou de Morro Aguro – Dudu de Morro Agudo, Fator Baixada, Léo da XII e Ultimato a Salvação

Trailer - http://www.youtube.com/results?search_query=m%C3%A3es+do+hip+hop&aq=f

http://www.enraizados.com.br/?p=221


Titulo: Elemento Feminino
Duração: 00:10:40

Sinopse: Documentário sobre as impressões e vivências das mulheres que estão integradas no movimento hip hop de São Paulo, com Dina Di, Morgana Souza, Tati Laser, Cris e Dyad. Um vídeo com um olhar aos preconceitos e dificuldades que as mulheres passam para conquistar seus lugares no mundo do hip hop.

Um documentário de Leopapel

Assistentes: Mitsu Shiwa e Emerson Koike

Participantes: Dina Di, Morgana Souza, Tati Laser, Cris e Dyad.

Exibições: Cine Cufa 2008 Rio de Janeiro, SESC Itaquera 2007 São Paulo.



Titulo: Mistura Básica Hip Hop
Duração: 00:16:15

Sinopse: É um documentário conseqüente do single Mistura Básica Hip Hop onde é um projeto de incentivo a produção independente no hip hop, precisamente com o rap, contando com a parceria do grupo Alquimistas e o rapper Leopapel. O documentário abre uma visão sobre as dificuldades e vantagens que a produção independente oferece hoje em dia no universo artístico em geral, abrindo as possibilidades para um novo mercado para o hip hop onde geralmente sempre foi muito precário.

Um documentário de Leopapel

Participantes: Leopapel, Peqno, Blackalquimista, Nekafi, Almir Marques, Scan e participações especiais de Mano Brown (Racionais Mc’s), Helião (RZO), Guerrilheiros e DJ Cia (RZO).

Cogumarola_or@hotmail.com
WWW.youtube.com/cogumarola
http://www.cogumarola.blogspot.com/

Leopapel







(19/08/83) Rapper, Produtor e Cineasta

Desde 2001 eu trabalho com o hip hop, mais precisamente com o rap, sou integrante do grupo Guerrilheiros desde 2003, e também tenho alguns projetos solos. A partir de 2005 eu “Leopapel” venho me destacando no circuito independente do rap através de trabalhos com o áudio visual, como vídeo clipes, documentários, curtas e outros tipos de vídeos, todos quase sempre voltados ao rap e a cultura hip hop. Com esses trabalhos eu fundei a “Cogumarola Produções” onde me ajudou e ampliou meus contatos com outros grupos do hip hop brasileiro, alguns grupos e ícones de destaque do rap nacional, como RZO, Dj Cia, Função RHK, Dina Di, Filosofia de Rua entre outros, também estabeleci contatos com ícones internacionais do rap como Saian Supa Crew “França”, Ja Rule”EUA”, Tony Touch e B-Real “Cyprees Hill – EUA”.
Meu principal objetivo com esses trabalhos é o incentivo da produção independente, provando que com poucos recursos e boas idéias, ultrapassamos dificuldades e criamos nossos próprios meios de divulgação, principalmente através da internet, veiculo fundamental no movimento independente.

Principais Vídeos:
Documentários (curtas) – Elemento Feminino, O Grito, Hip Hop Cultura na Quadra.
Ficção (curta) – “Viciados”
Clipes: Dj Cia, Saian Supa, Função RHK e Guerrilheiros

Principais Eventos:
Shows: Hutuz 2006 – Rio de Janeiro, Hip Hop Boom – Curitiba, Mar Del Rosa / El Divino / Café Cancun – Florianópolis, Programas da Prefeitura de São Paulo.
Mostras: Cine Cufa 2007 – O Grito, Sesc Itaquera - Palestra e exibição do filme Elemento Feminino, Cine Cufa 2008 – Viciados / Elemento Feminino.

21h - Debate


SHOW - Abadá Capoeira

09 de novembro - 19h
Local: Casa do Brasil de Lisboa
Rua Luz Soriano, 42, no Bairro Alto em Lisboa

04 de dezembro – 17h
Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro
Antigo Solar da Nora
Estrada de Telheiras, nº 146 (metro Telheiras)




José Tadeu Carneiro Cardoso mais conhecido como Mestre Camisa, unificou a Capoeira criando um sistema que junta a Capoeira Regional e a Capoeira Angola, ele e seu irmão Camisa Roxa (aluno de mestre Bimba) criaram e fundaram na década de 80 a Abadá-Capoeira: Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira. Camisa integrou a academia de mestre Bimba onde logo se formou em 1969.Participou como capoeirista de numerosos espectáculos folclóricos organizados por seu irmão Camisa Roxa. Em 1972, aos 16 anos portanto, abandonou os estudos para profissionalizar-se como capoeirista no Rio de Janeiro. O associação Abadá-Capoeira é uma entidade de utilidade pública sem fins lucrativos, que tem como objetivo a difusão da cultura brasileira através da Capoeira pelo mundo. Seu exercício é um forte instrumento de integração social , pois trabalha com todas as classes e possibilita, também, a recuperação da noção de cidadania. Tem representações efectivas em todos os estados brasileiros e 30 países. A Abadá-Capoeira: Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira, é actualmente uma das maiores divulgadoras da cultura nacional, tanto no Brasil quanto no exterior, realizando cursos, seminários, palestras e projectos




Nenhum comentário:

Postar um comentário