PANORAMA BRASIL-PORTUGAL EM MOVIMENTO

Panorama Brasil em Movimento

Panorama Brasil-Portugal em Movimento

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

II Seminário Internacional Luso-Brasileiro


PANORAMA BRASIL-PORTUGAL EM MOVIMENTO

Novembro-Dezembro 2010

II Seminário Internacional Luso-Brasileiro

Media, Arte e Tecnologia
PROGRAMAÇÃO ACADÊMICA
02 a 05 de novembro
Local: Universidade Nova de Lisboa

Avenida de Berna, 26-C – Lisboa (+351) 21 790 83 00 (+351) 21 790 83 00

02 de novembro

9h30: Sessão de Abertura
- Sessão protocolar de abertura do evento

10h00: Mesa-Redonda
Auditório1 - 10h00 OS ESTUDOS TELEVISIVOS EM PORTUGAL E NO BRASIL
Coordenação: F. Rui Cádima (CIMJ/FCSH E DCC/FCSH)
Moderadora: Cristina Ponte (FCSH-UNL)
Isabel Férin (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra): Audiências e recepçãodas telenovelas brasileiras em Portugal
Francisco Rui Cádima (FCSH-UNL): A literatura científica sobre o jornalismo televisivo em Portugal
Gabriela Borges (Universidade do Algarve): Mapeamento do campo dos estudostelevisivos no Brasil



14h- Mesa Temática: Identidade, Performance e Representação Visual
Coordenação: Rosana Martins(CIMJ-UNL/CECP –USP)


Traz importantes contribuições para as reflexões sobre os vínculos identitários, a produção de subjetividade e a sua relação com os recursos mediáticos. Torna-se fundamental
compreender de que forma a inserção dos discursos imagéticos contribuem para a construção de identidade (s) cada vez mais fluidas, múltiplas, provisórias... talvez imersas no “paradigma do fluxo”.

Moderadora: Maria Goretti Pedroso. Jornalista, com especialização em cinema publicitário. Mestre e doutoranda em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes – ECA-USP. Atualmente, dirige comerciais, institucionais e documentários, além da área pedagógica. É autora dos livros: Mulher Virtual, (Esetec, 2005); Admirável Mundo MTV Brasil (Saraiva, 2006); Direitos Humanos Segurança Pública & Comunicação (Acadepol, 2007)..

Rosana Martins. Pós-doutoranda do CIMJ – Centro de Investigação Media e Jornalismo, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, e pesquisadora do Centro de Estudos Cibernética Pedagógica - Laboratório de Linguagens Digitais -Universidade de São Paulo/Escola de Comunicações e Artes - São Paulo/Brasil

Comunicação: Embates entre a Identidade e Transnacionalização Cultural: um estudo de caso sobre a Music Television


Maria de Fátima Grave Doutoranda em Engenharia Têxtil, Universidade do Minho.Mestre em Moda ,Cultura e Arte,Senac(2007), pós Moda e Comunicação UAM(2002),Estilista Esmod/Paris, graduação em Economia Doméstica - Faculdades Integradas Teresa D'Avila de Santo Andre (1980), complementação em Pedagógia na Universidade do Grande Abc, Técnica em Educação Doméstica , Escola Estadual Carlos de Campos (1973). Pesquisadora de vestuário com design ergonomico para pessoas portadoras de deficiência física junto aClinica CURAT e a Fundação Selma (desde1998).

Comunicação: A interligação entre a Moda, identidade e Mídia


Luís Filipe B. Teixeira. Professor Catedrático da ULHT - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Professor Catedrático do ISMAT-Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes. Áreas científicas de interesse: New Media, Game Studies/Ludologia, Cibercultura, Cibertexto. Membro das comunidades portuguesa e brasileira de videojogos

Comunicação: Novos Medias e Cultura de Simulação


03 de novembro

INTER (IN) VENÇÕES:

'INTERACÇÕES / INTERACTIVIDADES'

Coordenação: Pedro Andrade (CECL)


1ª mediação: interculturalidades / intermedia: em termos do conteúdo das mediações, o evento conecta Interculturalidades, ou seja, culturas diferentes e autónomas, mas dialógicas e solidárias, a Portuguesa e a Brasileira. Quanto à forma das mediações, os investigadores e artistas convidados utilizam o intermedia, isto é, diversos media em mixagem, hibridação ou fusão.

2ª mediação: interacções / interactividade: a interacção entende-se, essencialmente, enquanto relação entre vários agentes sociais que realizam acções conjuntas, de acordo com Georg Simmel, George Mead, etc.. Na arte, este processo de interacção é mais visível nas performances, happenings, etc. Por seu turno, a interactividade é mais conotada com a relação activa entre um agente e um objecto digital, por exemplo o homem e o computador, sendo a sua eficacidade circunscrita pela ‘usabilidade’ da interface, segundo Jakob Nilesen. A internet conecta interactividade e interacção, essencialmente na era da Web 2.0 (blogs, wikis, redes sociais, etc.).


Manhã


10h 00: Apresentação da mesa 1
10h 05: Luís Campos, médico e artista plástico (Portugal)
'Limiares'
10h 30: Dan Mabe, artista plástico (Brasil)
'Artes de rua'
11h 05: DEBATE (15')
11h 20: Intervalo (10')

11h 30: Apresentação da mesa 2
11h 35: Eduardo Salavisa, artista plástico (Portugal)
'Diários de artista'
12h 05: Nuno Maya, artista plástico (Portugal)
'Lugares públicos interactivos'
12h 35: DEBATE (15')
12h 50: Final da sessão da manhã
13h00: Almoço com os participantes

Tarde
Interactividades de arte.

14h 00: Apresentação da mesa 3
14h 05: Pedro Andrade, sociólogo e artista new media, Univ. Lisboa (Portugal)
'Métodos new media nas práticas artística e sociológicas'
14h 35: Maria Goretti Pedroso, Univ. São Paulo (Brasil)
'Escrituras mediáticas: níveis de autoria no processo de criação artística'
15h 05: DEBATE (15')
15h 20: Intervalo (10')

15h 30: Apresentação da mesa 4
15h 35: Exibição de videos de Luís Petry, filósofo e artista new media, Univ. Católica
de São Paulo, e de Paulo Mello, Dir. Criativo Design, Univ. MacKenzie (Brasil)
16h 35: DEBATE (15')
16h 50: Final da sessão da tarde



05 de novembro

Seminário - Etnografia, Imagem e Cultura Visual (5 Novembro)

Coordenadores: Ricardo Campos (CEMRI/UAb) e Catarina Alves Costa (CRIA/FCSH)


10.30h – 12h. Contextos da Antropologia Visual lusófona

Catarina Alves Costa (Centro em Rede de Investigação em Antropologia/FCSH)
José Ribeiro (Lab. Antropologia Visual CEMRI – Univ. Aberta)
Clara Carvalho (Centro de Estudos Africanos - ISCTE IUL)

14h – 16h. Media e vídeo participativo (Mostra de vídeo e debate)

Peter Anton Zoetl (Lab. Antropologia Visual CEMRI – Univ. Aberta)

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